Tratamentos

Tratamentos dos Transtornos do Neurodesenvolvimento

Tratamento do Autismo

O tratamento do autismo pode ser medicamentoso quando existe alguma comorbidade neurológica e/ou psiquiátrica e quando os sintomas prejudicam a vida social ou ocupacional.

Outros tratamentos se baseiam em terapias comportamentais:

Terapia comportamental chamada ABA que visa analisar as respostas da criança a situações.

O método TEACHH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação) auxilia no aprendizado da criança tanto em casa quanto em ambientes didáticos.

O método PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras) auxilia principalmente os pacientes com fala inexistente ou limitada.

 

Tratamento do Déficit de atenção (TDAH) 

Além do tratamento medicamentoso, a Terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem de destaque para tratamento do TDAH.

 

Tratamentos dos Transtornos Psicóticos

Esquizofrenia

Na fase aguda onde paciente está em crise, são indicadas algumas abordagens:

Medicamentos antipsicóticos que atuam nos episódios de delírio e alucinação. Pode ser considerada a internação nos quadros em que o paciente se encontra em perigo para si ou para quem convive.

Na fase de estabilização, além da medicação, o paciente deve participar de abordagens psicossociais entre elas, a psicoterapia, terapia ocupacional e grupos de apoio.

 

Transtorno delirante persistente 

O tratamento engloba o uso de antipsicóticos (mesmos medicamentos utilizados para tratar esquizofrenia) para evitar os delírios.

Em todos os casos de transtorno delirantes persistentes o tratamento precisa envolve também a psicoterapia recorrente. 

 

Transtorno Esquizoafetivo 

O tratamento do transtorno esquizoafetivo é realizado com medicamentos antipsicóticos e estabilizadores de humor. Além do tratamento medicamentoso, a psicoterapia também é fundamental para melhorar a qualidade de vida do paciente. 

 

Psicose Aguda 

O tratamento para psicose inclui a combinação de medicação antipsicótica e terapia cognitivo comportamental. A medicação tem o objetivo de auxiliar no alívio dos sintomas da psicose.

 

Tratamento dos Transtornos Ansiosos 

Ansiedade generalizada 

O tratamento da ansiedade generalizada é dividido em psicofarmacológico e psicoterapia que é também muito importante para evitar os sintomas. 

 

Síndrome do Pânico 

O tratamento da Síndrome do Pânico inclui a prescrição de medicamentos antidepressivos e Psicoterapia.

 

Tratamento para a fobia social

Assim como a maioria dos outros transtornos mentais, a fobia social pode ser tratada através da psicoterapia, da prescrição de medicamentos ou também pela união dos dois métodos, com o acompanhamento do psiquiatra.

No caso do tratamento com medicamentos, os antidepressivos e inibidores de ansiedade são comumente utilizados, a fim de promover uma melhora um pouco mais rápida ao paciente, permitindo que ele consiga depois, sozinho, lidar com os sintomas e enfrentar as situações.

A psicoterapia, por sua vez, pode ter várias abordagens, mas a mais empregada é a TCC – Terapia Cognitivo-Comportamental.

 

Tratamentos de Fobias específicas

O tratamento de curto prazo com benzodiazepínicos (p. ex., lorazepam 0,5 a 1,0 mg por via oral) ou betabloqueadores (o propranolol costuma ser preferido — 10 a 40 mg por via oral), idealmente cerca de 1 a 2 h antes da exposição, é ocasionalmente útil quando a exposição a um objeto ou a uma situação não pode ser evitada.

Como muitos transtornos fóbicos apresentam esquiva, a psicoterapia de escolha tende a incluir terapia de exposição. Com estrutura e suporte de um profissional que prescreve tarefas de exposição, os pacientes procuram, confrontam e mantêm-se em contato com o que temem e evitam até que a ansiedade gradualmente diminua por processo chamado habituação.

 

Tratamento dos Transtornos Neuróticos 

Tratamento do Transtorno Obsessivo-compulsivo TOC 

O tratamento do Transtorno Obsessivo-compulsivo TOC pode ser medicamentoso com antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina.

A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem não medicamentosa com comprovada eficácia sobre a doença é terapia cognitivo-comportamental realizada por um psiquiatra.

 

Tratamento da Reação aguda ao estresse

 O tratamento varia de pessoa para pessoa e pode incluir a psicoterapia associada ou não a intervenção medicamentosa. 

 

Tratamento do Transtorno de estresse pós-traumático 

O tratamento do Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) geralmente é multidisciplinar com o uso de medicamentos que evitar ou diminuir os ataques de pânico, e psicoterapia que ajuda a lidar com o trauma. 

 

Tratamento dos Transtornos dissociativos 

O tratamento dos transtornos dissociativos é feito com o uso de antidepressivos ou ansiolíticos para lidar com possíveis comorbidades que podem piorar os sintomas desses transtornos.

 

Tratamento dos Transtornos somatoformes 

Um dos tratamentos mais eficazes para o transtorno somatoforme é a psicoterapia, em especial a terapia cognitivo-comportamental, em que ocorre maior relacionamento e a confiança entre médico e paciente. Também pode ser combinada a terapia cognitivo-comportamental com a terapia interpessoal.

 

Tratamentos dos Transtornos Depressivos

Tratamento de Depressão Maior 

O tratamento da depressão apresenta uma gama de opções de antidepressivos que permite adequar para cada paciente a melhor abordagem terapêutica. Concomitantemente ao tratamento medicamentoso deve ser feita intervenções psicoterápicas que podem ser de diferentes tipos, como psicoterapia de apoio, psicodinâmica breve, terapia interpessoal, comportamental, cognitiva comportamental, de grupo, de casais e de família.

 

Tratamento de Depressão Resistente

O tratamento de depressão resistente engloba a associação de diferentes medicamentos como antidepressivos ou outros fármacos que potencializam o antidepressivo.

 

Tratamentos dos Transtornos de Personalidade

Tratamento do Transtorno de Borderline 

O principal tratamento para o transtorno de personalidade borderline é psicoterapia. Também pode ser indicado fármacos como os antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos atípicos para atenuar os sintomas do transtorno de personalidade Borderlin.

 

Tratamento do Transtorno Narcisista 

Geralmente, o tratamento é feito por meio da psicoterapia, como as terapias cognitivo-comportamentais que tem como foco auxiliar na melhora dos traços da personalidade que estão causando prejuízos na vida do paciente.

 

Tratamento do Transtorno Anancástica

O tratamento é com base na farmacoterapia e terapia cognitivo-comportamental ou terapia analítico-comportamental.

 

Tratamento do Transtorno Histriônica 

O tratamento do transtorno de personalidade histriônica é através de psicoterapia. 

 

Tratamento do Transtorno Antissocial 

O tratamento do transtorno antissocial é através de terapia cognitivo-comportamental e de medicamentos. 

 

Tratamento do Transtorno Dependente 

O tratamento do transtorno de personalidade dependente é com psicoterapia e antidepressivos. 

 

Tratamento do Transtorno de Personalidade Ansiosa 

O tratamento mais utilizado para o transtorno de personalidade Ansiosa é a terapia cognitivo-comportamental.

 

Tratamentos dos Transtornos de Humor 

Transtorno Afetivo Bipolar 

O tratamento eficaz para o transtorno afetivo bipolar geralmente inclui uma combinação de medicação e psicoterapia.

 

Ciclotimia 

O tratamento da ciclotimia pode ser com sessões de psicoterapia, por meio de técnicas cognitivo-comportamentais ou interpessoais. 

 

Distimia 

O tratamento para distimia é realizado por meio de sessões de psicoterapia e em alguns casos, através do uso de antidepressivos.

 

Tratamentos de transtornos relacionado a uso de psicoativos 

Alcoolismo 

O tratamento do alcoolismo geralmente é realizado em diferentes etapas que pode incluir a desintoxicação feita através da abstenção de álcool associada à medicação.

A psicoterapia individual e familiar também ajuda o paciente e sua família a compreenderem o problema, conhecerem os aspectos psicológicos envolvidos na dependência e aprenderem a lidar com as questões físicas e emocionais dessa condição. As sessões de psicoterapia também auxiliam no tratamento de outros transtornos que podem estar associados ao alcoolismo, como a depressão, ansiedade e transtorno bipolar. 

 

Vício em drogas ilícitas

O tratamento se divide em 3 etapas: 

Tratamento da abstinência

A abstinência é uma doença clínica causada pela falta da substância que acarreta sintomas físicos e psíquicos. O tratamento dura de 5 a 30 dias e deve ser realizado em ambiente seguro, de preferência internado, com uso de Benzodiazepínico.

 

Tratamento da comorbidade

O uso de substâncias ilícitas pode levar o indivíduo a desenvolver algum transtorno psiquiátrico secundário, como por exemplo, Depressão, Ansiedade, Psicose e Pânico. O tratamento com medicamentos ajuda a diminuir as chances de recaída devido ao sofrimento gerado por estes transtornos.

 

Motivação para o tratamento

A vontade da pessoa em libertar-se do vício corresponde a 70% tratamento, por isso, é importante a entrevista motivacional e a psicoterapia. 

 

Tabagismo 

O tratamento tem como base o uso de medicamentos, adesivos, chicletes e pastilhas que auxiliam na redução do desejo de fumar e minimizam os sintomas de abstinência. Além disso é importante fazer a psicoterapia de suporte para ajudar a lidar com os sintomas de abstinência e orientar nas mudanças comportamentais necessárias para que não haja uma recaída.

 

Tratamentos Transtornos Alimentares

Bulimia 

O tratamento da bulimia só é efetivo com a elevação da autoestima, redução da ansiedade e controle dos episódios compulsivos. Por isso ele inclui a psicoterapia, medicamentos e monitorização domiciliar.

 

Anorexia

A anorexia tem como tratamento a terapia cognitivo-comportamental que irá auxiliar na percepção dos pensamentos distorcidos e sentimentos negativos, contribuindo para o alívio da angústia e a melhora psicológica e comportamental.

 

Tratamentos dos Transtornos do Sono

Insônia 

O tratamento da insônia pode incluir o uso de medicação regular e terapias cognitivo-comportamentais. 

 

Hipersonia

O tratamento é através da indicação de certos medicamentos específicos para cada tipo de hipersonia, assim como algumas mudanças no estilo de vida que ajudam a reduzir o tempo de sonolência e a aumentar o tempo de vigília.

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938