Clínica de psiquiatria GoiâniaDestaqueImprensaMédico PsiquiatraMédico Psiquiatra em GoiâniaNotíciasPsicoterapeutaPsicoterapeuta em GoiâniaPsiquiatraPsiquiatra em GoiâniaTratamento de alcoolismo em GoiâniaTratamento de anorexia em GoiâniaTratamento de bulimia em GoiâniaTratamento de dependência química em GoiâniaTratamento de Depressão em GoiâniaTratamento de Esquizofrenias em GoiâniaTratamento de estresse em GoiâniaTratamento de psiquiatria em GoiâniaTratamento de síndrome do pânico em Goiâniatratamento de TDAH em Goiânia

Timidez ou fobia social: você sabe a diferença entre os dois?

Você sabe qual é a diferença entre timidez e fobia social? Apesar de muitos usarem esses conceitos como sinônimos – e eles terem sim muito em comum –eles são coisas diferentes e afetam com intensidades distintas as pessoas.

 

Pessoas tímidas podem se sentir ansiosas em situações sociais e experienciar outros problemas como respiração acelerada, tremores na voz, sudorese e rubor na face. Já a fobia social, por sua vez, tem características bastante parecidas, mas com maior intensidade e sintomas mais fortes entre eles:

 

  • Ansiedade, incluindo sudorese, falta de ar e taquicardia;
  • Dor de barriga e náusea;
  • Desorientação e confusão mental;
  • Tensão muscular.

 

Destaca-se também que, ao contrário da timidez, na qual a ansiedade pode surgir momentos antes da pessoa passar por uma situação que ativa seus gatilhos, no caso da fobia social os sintomas podem persistir por semanas ou até meses se ela souber que precisará passar por uma situação em que terá que interagir com outros ou falar em público.

 

Além disso, no caso de uma pessoa tímida, os sintomas tendem a diminuir conforme as circunstâncias que causam os gatilhos se desenrolam, mas em um indivíduo com fobia social, eles se intensificam.

 

Assim, a fobia social causa um enorme impacto negativo na vida daqueles que a experienciam e, por isso, precisa ser devidamente diagnosticada e tratada por um psiquiatra para que a pessoa possa ter mais bem-estar e qualidade de vida.

 

Por isso, se você sente que sua timidez atrapalha excessivamente o seu convívio social, o melhor a fazer é procurar a ajuda de um profissional para investigar se, na verdade, ela se trata de fobia social.

 

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Dr. Danilo de Melo, Destaque, Psiquiatra em Goiânia, Médico psiquiatra em Goiânia, Psiquiatria em Goiânia, Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia

4.5/5 - (2 votes)

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938