Transtornos de personalidade

Transtornos de Personalidade

Transtorno de Borderline 

Transtorno de Personalidade Borderline é um transtorno mental que tem um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. 

 

Estes são alguns dos sintomas do Transtorno de Borderline:

  • Sentimento de vazio;
  • Sensação de angústia e de abandono;
  • Frequente e repentina alteração no humor;
  • Instabilidade afetiva;
  • Sentimentos polarizados;
  • Impaciência;
  • Raiva;
  • Instabilidade da percepção de si mesmo;
  • Autodepreciação e autolesão;
  • Pensamentos suicidas.  

 

Narcisista

É um transtorno mental em que ocorre a combinação da estrutura do pensamento, temperamento e apego. Isso quer dizer que o narcisista possui uma forma diferente de pensar, sentir, agir, interagir e se perceber no mundo.

Para o diagnóstico do transtorno de personalidade narcisista, os pacientes devem ter características como autoimportância exagerada, necessidade de admiração e falta de empatia.

 

Além disso para ser considerado narcisista, a pessoa precisa ter 5 ou mais das características abaixo:

  • Preocupação com fantasias de realizações ilimitadas, influência, poder, inteligência, beleza ou amor perfeito;
  • Convicção de que eles são especiais e únicos e devem associar-se apenas as pessoas de destaque;
  • Necessidade de ser sempre admirado e bajulado;
  • Sensação de merecimento;
  • Exploração dos outros para alcançar objetivos próprios
  • Falta de empatia;
  • Inveja dos outros e convicção de que outros os invejam
  • Arrogância e altivez;
  • Diminuição dos próprios defeitos, atitudes ou falhas. 

 

Anancástica 

O transtorno de personalidade anancástica é caracterizado por um constante sentimento de dúvida, escrupulosidade, verificações e preocupação constantes com detalhes, obstinação, perfeccionismo, prudência e rigidez excessivas ocorridas na infância e que persistem na idade adulta. 

 

Histriônica 

O transtorno de personalidade histriônica é caracterizado por um padrão generalizado de excessiva emocionalidade e busca de atenção e aceitação.

Pessoas com transtorno de personalidade histriônica usam sua aparência física, através da sedução ou provocação de forma inadequada para ser o centro das atenções e quando não conseguem muitas vezes ficam deprimidos. A autoestima das pessoas com transtorno histriônica depende da aprovação alheia, por isso agem de modo submisso ou se colocam em posições desagradáveis para conseguir a aprovação das pessoas. Outra característica importante de pessoas com este transtorno é ter um comportamento extrovertido e dramático.

 

Antissocial 

É um transtorno em que a pessoa não sente culpa ou remorso por cometer atos ilícitos e por prejudicar terceiros. Pacientes com transtorno de personalidade antissocial tendem a ter uma opinião elevada de si mesmos e podem ser muito teimosos, autoconfiantes ou arrogantes. Além disso são irritados e fisicamente agressivos. São social e financeiramente instáveis, e também impulsivos, não planejando com antecedência e não considerando as consequências para própria segurança ou dos outros. 

 

Dependente 

Caracterizado por uma necessidade generalizada e excessiva de ser cuidado, resultando em submissão e apego. Também apresentam dificuldade de tomar decisões; precisam da aprovação dos outros para decisões; necessitam que alguém assuma a responsabilidade por muitos aspectos importantes das suas vidas; dificuldade em discordar dos outros por temer perder suporte ou aprovação; disponibilidade para fazer qualquer tarefa para obter o apoio das pessoas; dificuldade de iniciar projetos sozinho; sensação de desamparo quando estão sozinhos; preocupação irrealista com medo de serem abandonados para cuidar de si mesmos. 

 

Ansiosa 

São geralmente tímidos e com baixa autoestima.  Se sentem desconfortáveis em ambientes sociais, apesar de terem um anseio forte pelo contato social. Críticas e desaprovações os magoam facilmente. Possuem poucas relações pessoais geralmente somente com familiares e parentes mais próximos. Se expostos socialmente experienciam sentimentos de tensão e apreensão.  Aumentam as dificuldades existentes em atividades comuns, por estarem fora de sua rotina e zona de conforto.

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

 

 

5/5 - (10 votes)

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938