Transtornos psicóticos

Transtornos Psicóticos

Esquizofrenia 

A esquizofrenia não é mais definida como uma doença, no sentido clássico do termo, mas como um transtorno mental, que pode afetar pessoas de qualquer idade (geralmente mais comum no início da vida adulta), gênero, raça, classe social e país. 

O transtorno mental causa sofrimento psíquico grave, e tem característica principal a psicose que é a alteração no contato com a realidade. 

O diagnóstico da esquizofrenia requer a presença de no mínimo dois dos cinco sintomas: delírios, alucinações ou discurso desorganizado, comportamento motor desorganizado ou anormal (incluindo catatonia) e sintomas negativos (isolamento social, déficit cognitivo, diminuição de iniciativa e da vontade, falta de repertório do pensamento e da fala, rigidez afetiva). 

 

Transtorno delirante persistente

O transtorno delirante caracteriza-se pela presença de delírios que persistem por no mínimo um mês, sem outros sintomas que levariam ao diagnóstico de esquizofrenia ou transtorno de humor. A característica principal do transtorno delirante persistente é a presença única e exclusiva dos delírios.

 

Os delírios são convicções falsas firmemente mantidas e podem ser:

Não bizarros: envolvem situações que poderiam acontecer, tais como ser seguido, envenenado, infectado, traído pelo cônjuge, enganado pelos familiares ou amigos.

Bizarro: envolvem situações impossíveis como acreditar que alguém removeu os órgãos internos sem deixar cicatriz.

O transtorno delirante geralmente ocorre na metade ou no final da vida adulta. Apesar do funcionamento psicossocial não ser tão prejudicado, como no caso da esquizofrenia, pode ocasionar prejuízos para a qualidade de vida da pessoa e/ou de terceiros.

 

Transtorno Esquizoafetivo 

O Transtorno Esquizoafetivo é um transtorno mental que tem como característica sintomas psicóticos, como alucinações, movimentos do corpo fora do normal ou falas desorganizadas e alterações de humor.

 

Os principais sintomas psicológicos do Transtorno Esquizoafetivo são:

  • Alucinações;
  • Paranoia;
  • Psicose;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Alteração de humor;
  • Delírios.

 

Os principais sintomas cognitivos incluem:

  • Pensamentos acelerados;
  • Perda repentina de interesse nas atividades do dia a dia;
  • Impulsividade;
  • Isolamento social;
  • Comportamento motor inapropriado;
  • Queda de rendimento escolar ou no trabalho;
  • Distúrbios do sono. 

 

Psicose Aguda 

Psicose aguda é uma desordem mental com quadros de curta duração caracterizados por distorção da realidade, com alterações marcadas das emoções e do comportamento, agitação psicomotora e comportamentos bizarros, nos quais após a remissão do episódio agudo o doente retorna completamente ao nível de funcionamento normal.

A psicose se caracteriza pela presença de dois principais sintomas: alucinações e delírios.

Nas alucinações, ocorrem percepções falsas de um dos sentidos na ausência de um estímulo real. A alucinação auditiva é a mais comum, o indivíduo escuta uma ou várias pessoas falando, assim como música. O indivíduo também sente, percebe ou até saboreia coisas que não existem.

A psicose aguda pode ser causada por transtornos psiquiátricos primários ou ser secundária ao uso de substâncias ou etiologias clínicas específicas.

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

 

5/5 - (10 votes)

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938