DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasPsiquiatra em Goiânia

Você tem medo de falar em público?

Uma coisa é ficar um pouco nervoso e com as mãos suadas, mas ainda assim, fazer sua apresentação ou discurso. Outra coisa é perder oportunidades importantes por causa desse medo.

O simples pensamento de ser o centro das atenções, seja em uma apresentação profissional no trabalho, uma palestra acadêmica ou mesmo em uma conversa informal, pode desencadear uma série de sintomas físicos e emocionais avassaladores que travam a pessoa. Esse medo extremo e irracional de falar em público é glossofobia. Esse tipo de fobia pode desencadear sintomas como tremores, suor excessivo, batimentos cardíacos acelerados e até mesmo ataques de pânico.

O que caracteriza uma fobia como a glossofobia – ou seja, o que faz ela deixar de ser um medo normal e passar a ser um transtorno psicológico – é a irracionalidade.

Quando falamos em fobia, não se trata da resposta a uma ameaça real ou proporcional, mas de um comportamento ansioso impulsionado pelo gatilho de se expor ao público.

É importante destacar que a glossofobia, assim como outros tipos de fobias e transtornos ansiosos, pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Por isso, é essencial passar por uma avaliação profissional para obter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Avaliar post

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938