Clínica de psiquiatria GoiâniaDestaqueImprensaMédico Psiquiatra em GoiâniaNotíciasPsicoterapeuta em GoiâniaPsiquiatra em GoiâniaPsiquiatra GoiásPsiquiatria GoiâniaTratamento de alcoolismo em GoiâniaTratamento de anorexia em GoiâniaTratamento de Ansiedade em GoiâniaTratamento de bulimia em GoiâniaTratamento de dependência química em GoiâniaTratamento de Depressão em GoiâniaTratamento de Esquizofrenias em GoiâniaTratamento de estresse em GoiâniaTratamento de psiquiatria em GoiâniaTratamento de síndrome do pânico em Goiâniatratamento de TDAH em Goiânia

A influência das redes sociais nos transtornos alimentares

As redes sociais desempenham um papel relevante na vida das pessoas, e isso inclui a influência na saúde mental. A exposição constante de corpos “perfeitos” e padrões de beleza inatingíveis pode trazer sentimentos de insatisfação corporal e inadequação, contribuindo para o desenvolvimento de transtornos alimentares como anorexia e bulimia.

A anorexia consiste na restrição persistente da ingestão de alimentos que leva a um peso corporal significativamente menor do que o esperado para altura e idade. A pessoa que sofre bulimia tem compulsão alimentar recorrente, com o consumo rápido e repetido de grandes quantidades de alimentos, e em seguida são feitas várias tentativas de compensar o excesso de alimentos ingeridos através de purgação, jejum ou exercício.

Fotos editadas e filtros nas redes sociais são muito comuns, o que fomentam a idealização de um belo corpo. Essas imagens geram comparação constante e pressão social, afetando negativamente a imagem corporal e autoestima de algumas pessoas. O bullying virtual ou comentários negativos também podem agravar os problemas emocionais e a relação com a alimentação.

Além disso, as mídias sociais podem ser um terreno fértil para informações deturpadas sobre dietas restritivas, que levam as pessoas a adotarem práticas pouco saudáveis em busca de um corpo “ideal”.

O público adolescente é um dos mais influenciados pelas redes sociais, pois nessa fase que se está construindo a percepção de si mesmo e a maneira de encarar o mundo. As mulheres também recebem muita pressão para estarem no padrão do corpo perfeito e acabam adotando práticas inadequadas de perda de peso na busca deste objetivo.

Por isso, o incentivo a uma relação saudável com a comida e com o corpo, debates sobre a importância da diversidade estética e buscar ajuda com o psiquiatra são passos essenciais na prevenção e tratamento dos transtornos alimentares.

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia, Tratamento de insônia Goiânia

Avaliar post

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938