Conheça os sinais para identificar o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDHA) no seu filho
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio que afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar. Sua origem ainda não é conhecida, mas especialistas acreditam que entre as possibilidades de causa está a predisposição genética ou fatores ambientais e neurológicos.
Em crianças, o TDAH tem como características principais a hiperatividade e desatenção, mas outros sinais também devem ser observados:
- Desempenho escolar ruim;
- Agitação e movimentação constante;
- Fala acelerada;
- Dificuldade de se concentrar em tarefas mais longas;
- Distração constante por estímulos do ambiente;
- Esquecimento;
- Impulsividade (agir sem pensar, interromper os outros, não conseguir respeitar regras de jogos e atividades, etc.).
Apesar de parecerem bastante característicos e fáceis de identificar quando aparecem em conjunto, muitas vezes os sintomas do TDAH podem ser confundidos com outros comportamentos infantis normais como teimosia, manha ou medo, por isso, muitos pais acabam ignorando os sinais.
Vale ressaltar também que, ao contrário de outros transtornos, o TDAH pode ser diagnosticado em qualquer idade, mas apenas por profissionais de saúde como psicólogos e psiquiatras. Além disso, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhores são as perspectivas de melhora da criança.
O tratamento será proposto individualmente e pode incluir a Terapia Cognitivo Comportamental, com foco na melhora do comportamento e desenvolvimento de bons hábitos; medicamentos (psicoestimulantes e antipsicóticos); e opções mais naturais como: atividades físicas, meditação e alimentação saudável.
Dr. Danilo de Melo
CRM-GO 13624 / RQE 12082
Psiquiatra e Psicoterapeuta
-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;
-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.
Centro Clínico Excelsior
Telefone: (62) 3241-1316
WhatsApp: (62) 99940-3938
Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.