Clínica de psiquiatria GoiâniaDestaqueImprensaMédico Psiquiatra em GoiâniaNotíciasPsicoterapeuta em GoiâniaPsiquiatra em GoiâniaPsiquiatra GoiásPsiquiatria GoiâniaTratamento de alcoolismo em GoiâniaTratamento de anorexia em GoiâniaTratamento de Ansiedade em GoiâniaTratamento de bulimia em GoiâniaTratamento de dependência química em GoiâniaTratamento de Depressão em GoiâniaTratamento de Esquizofrenias em GoiâniaTratamento de estresse em GoiâniaTratamento de insônia GoiâniaTratamento de psiquiatria em GoiâniaTratamento de síndrome do pânico em Goiâniatratamento de TDAH em Goiânia

Depressão no climatério: sinais e sintomas

Climatério é o nome dado para o período de transição da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Durante esse processo, as mulheres passam por diversas transformações físicas e emocionais e, apesar de ser uma ocorrência natural, as mulheres podem manifestar alguns sintomas e desconfortos, como:

  • Ondas de calor;
  • Sudorese;
  • Irritabilidade;
  • Distúrbios menstruais;
  • Diminuição da libido;
  • Diminuição da elasticidade da pele;
  • Tonturas;
  • Palpitações.

 

Além desses sintomas, as mulheres também passam por alterações no sistema nervoso que as tornam mais suscetíveis ao desenvolvimento de sintomas e episódios depressivos.

Um estudo realizado sobre o tema demonstra que mulheres têm o risco de desenvolvimento de sintomas depressivos no Climatério aumentado em 45% a 68% se comparado com o período anterior a esse processo. Entre os sinais mais comuns de depressão que as mulheres apresentam nesse período, podemos citar:

  • Humor instável;
  • Longos períodos de mau humor;
  • Dificuldade de concentração;
  • Insônia;
  • Falta de energia e fadiga;
  • Sensibilidade e choro fácil;
  • Dificuldade de concentração;

 

Quanto as causas para o desenvolvimento desses sintomas, é preciso destacar tanto as mudanças hormonais, quanto fatores psicossociais que também podem estar associados ao quadro, como transformações na relação conjugal e até mesmo a saída dos filhos de casa, o que pode causar um grande sentimento de solidão.

Além disso, hábitos e condições gerais também podem estar relacionados, como obesidade, tabagismo, abuso de substâncias tóxicas e outros transtornos psiquiátricos já existentes.

Assim como em qualquer outra situação, o tratamento da depressão no Climatério deve ser multidisciplinar e personalizado, levando em consideração as dores e características individuais da mulher para que seja possível promover uma melhora no quadro. Durante o tratamento, poderão ser receitados antidepressivos e hormônios em conjunto com a psicoterapia.

 

 

E você apresentou algum sintoma depressivo no climatério? Agende sua consulta!

 

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia, Tratamento de insônia Goiânia

5/5 - (1 voto)

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938