Clínica de psiquiatria GoiâniaDestaqueImprensaMédico Psiquiatra em GoiâniaNotíciasPsicoterapeuta em GoiâniaPsiquiatra em GoiâniaPsiquiatra GoiásPsiquiatria GoiâniaTratamento de alcoolismo em GoiâniaTratamento de anorexia em GoiâniaTratamento de Ansiedade em GoiâniaTratamento de bulimia em GoiâniaTratamento de dependência química em GoiâniaTratamento de Depressão em GoiâniaTratamento de Esquizofrenias em GoiâniaTratamento de estresse em GoiâniaTratamento de insônia GoiâniaTratamento de psiquiatria em GoiâniaTratamento de síndrome do pânico em Goiâniatratamento de TDAH em Goiânia

Fases do luto é preciso viver cada uma delas!

O luto é um estado emocional caracterizado por uma tristeza profunda, decorrente de uma perda de qualquer natureza. Esse processo pode se manifestar de diversas maneiras e tem 5 fases específicas:

 

Fase 1 – Negação

Considerada uma reação de defesa, essa fase pode acontecer antes mesmo da perda ocorrer de fato. Costuma não ser muito longa e logo o indivíduo passa para outro estágio.

 

Fase 2 – Raiva

Nessa etapa, a pessoa normalmente já passou pela negação e, por não poder mais negar a perda, experiencia sentimentos de inconformismo e revolta, podendo agir de forma confusa ou incoerente. Também é possível que ela sinta ressentimento de outras pessoas, por essas não terem passado por perdas como a sua.

 

Fase 3 – Barganha

Esse período é marcado por negociações que a pessoa pode fazer com si mesma ou símbolos de crenças, com o objetivo de reverter a dor que está sentindo.

 

Fase 4 – Depressão

Esse período é marcado por sentimentos profundos de tristeza e solidão, podendo ser bastante perigoso, pois é a partir dele que o luto poderá se transformar em depressão.

 

Fase 5 – Aceitação

Fase em que os sentimentos de tristeza, solidão e saudade começam a ser aplacados.

Ao contrário do que muitos pensam, as 5 fases do luto não são vividas de forma linear, ou seja, não ocorrem em uma ordem específica, e cada pessoa em luto experiencia de forma única os sentimentos causados por esse processo.

Além de reconhecer as fases do luto e se permitir viver cada uma delas, é importante lembrar que esse sentimento não ocorre exclusivamente no caso de falecimento de uma pessoa querida, mas também em outras situações menos drásticas, como o término de um relacionamento, uma demissão ou uma mudança para um local diferente. Independente de qual for o motivo, é muito importante respeitar o luto e suas manifestações para, no devido tempo, conseguir superar a dor da perda.

 

 O psiquiatra pode auxiliar nesse processo de luto!

 

 

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia, Tratamento de insônia Goiânia

Avaliar post

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938