Ghosting: a maneira cruel de acabar um relacionamento
“Ghosting” é o termo usado para se referir a um fenômeno contemporâneo, no qual uma pessoa, de forma gradativa ou abrupta, “desaparece”, cortando contato com alguém com quem estava se relacionando.
Nesse processo, a pessoa que está praticando o Ghosting ignora todas as tentativas de contato da outra, não atendendo ligações, se recusando a encontrar-se pessoalmente e bloqueando em redes sociais. Esse comportamento se repete por dias e o motivo para esse sumiço nunca é explicado.
A pessoa que pratica o Ghosting está procurando fugir de um enfrentamento e, ao invés de conversar sobre o problema, prefere evitá-lo completamente. Por outro, a pessoa que sofreu o Ghosting fica sem entender o porquê do término da relação, o que pode fazer com que ela se sinta impotente, causando problemas de autoestima, insegurança e até mesmo sintomas depressivos.
Por não ter uma resposta concreta quanto aos motivos para o fim do relacionamento, a pessoa que sofreu Ghosting pode se culpar, pensando que fez algo de errado para provocar o desaparecimento do outro, o que pode causar traumas emocionais.
Apesar de ser mais comum em relacionamentos amorosos, o Ghosting também pode acontecer em relações de amizade e até mesmo de trabalho. Mas, seja qual for a natureza da relação, o Ghosting é muito doloroso para a vítima, causando sentimento de impotência, baixa autoestima, insegurança em relação aos outros relacionamentos acarretando prejuízos na saúde mental. Por isso, é fundamental trabalhar o autoconhecimento e a autoestima para poder se curar das sequelas desse processo de abandono.
A pessoa que o pratica, também pode ter efeitos psicológicos negativos como ter um grande sentimento de culpa e vergonha, pois sentem que não podem gerenciar os momentos difíceis de um relacionamento.
Então, se você está passando por essa situação, entre em contato com o psiquiatra!
Dr. Danilo de Melo
CRM-GO 13624 / RQE 12082
Psiquiatra e Psicoterapeuta
-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;
-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.
Centro Clínico Excelsior
Telefone: (62) 3241-1316
WhatsApp: (62) 99940-3938
Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.
Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia, Tratamento de insônia Goiânia