Insônia: sabia que ela tem tratamento?

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia. Além disso, 65,5% da população relata ter problemas relacionados ao sono. Os dados são alarmantes, mas conquistar a tão sonhada “boa noite de sono” é possível, desde que se façam os tratamentos corretos.
Em primeiro lugar, é importante entender que a insônia não é caracterizada apenas por passar dias sem dormir, podendo existir em formas mais leves. De acordo com sua classificação oficial, a insônia é descrita como “a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado”.
Ademais, precisamos destacar que as causas para a insônia podem ser diversas, incluindo falta de higiene do sono, outras doenças como depressão e ansiedade, demência e Doença de Alzheimer, dores crônicas, estresse excessivo, burnout, problemas hormonais, alimentação e estilo de vida inadequado e consumo de álcool, cigarro ou drogas.
Apesar disso tudo, o importante é saber que a insônia tem sim tratamento. As pessoas que sofrem com a insônia podem tratá-la com a ajuda de um profissional especializado como o psiquiatra. Após a identificação das causas subjacentes da insônia será indicado o tratamento mais adequando que pode incluir a adoção de hábitos de higiene do sono, medicamentos e terapia cognitiva comportamental. Se você sofre de insônia, tenha muito cuidado e nunca se automedique para regular seu sono e, caso lhe seja receitado um remédio, siga sempre as orientações médicas quanto ao seu uso.
Como anda seu sono? Se você sofre de insônia agende sua consulta com o psiquiatra. Cuide do seu sono!
Dr. Danilo de Melo
CRM-GO 13624 / RQE 12082
Psiquiatra e Psicoterapeuta
-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;
-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.
Centro Clínico Excelsior
Telefone: (62) 3241-1316
WhatsApp: (62) 99940-3938
Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.