Clínica de psiquiatria GoiâniaDestaqueImprensaMédico Psiquiatra em GoiâniaNotíciasPsicoterapeuta em GoiâniaPsiquiatra em GoiâniaPsiquiatra GoiásPsiquiatria GoiâniaTratamento de alcoolismo em GoiâniaTratamento de anorexia em GoiâniaTratamento de Ansiedade em GoiâniaTratamento de bulimia em GoiâniaTratamento de dependência química em GoiâniaTratamento de Depressão em GoiâniaTratamento de Esquizofrenias em GoiâniaTratamento de estresse em GoiâniaTratamento de insônia GoiâniaTratamento de psiquiatria em GoiâniaTratamento de síndrome do pânico em Goiâniatratamento de TDAH em Goiânia

Novas tendências em saúde mental: psiquiatra nutricional, inflamação, microbiota intestinal e doenças mentais. Existe relação?

Pode soar estranho para muitos, mas o corpo humano é hospedeiro de milhões de microrganismos, a maioria dos quais habitam no intestino e em todo o trato gastrointestinal. Esse conjunto de microrganismos, composto por diferentes bactérias, fungos e até mesmo vírus, é chamado de microbiota intestinal.

A microbiota intestinal desempenha diversas funções em nosso corpo, tendo um papel importante para o nosso sistema imune e metabolismo. Além disso, mais recentemente, muitos estudos têm buscado entender a relação entre a microbiota e a saúde mental.

Essa conexão se dá através do eixo intestino-cérebro, que é uma via de comunicação do nosso corpo, composta por diversos hormônios, neurotransmissores, neuromoduladores e células. Nesse sentido, a microbiota é fundamental para o desenvolvimento do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA), responsável por regular a resposta ao estresse. Além disso, ela também é parcialmente responsável pela síntese de importantes neurotransmissores como serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pelas sensações de bem-estar e felicidade.

Considerando tudo isso, fica claro que há uma participação da microbiota na regulação de funções cerebrais e processos psicológicos que afetam o humor e a cognição. De acordo com estudos, mudanças na dieta e consumo de alimentos probióticos como iogurtes e bebidas lácteas fermentadas e prebióticos como frutas, verduras e outros alimentos ricos em fibras podem ajudar no controle dos sintomas da ansiedade e depressão, por meio da regulação da microbiota intestinal.

O sistema gastrointestinal produz 95% da serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar e com papel importante nos casos de depressão e ansiedade.

Essas evidências significam que além dos tratamentos de psicoterapia e o uso de medicamentos, a regulação da microbiota pode colaborar para o controle de doenças como depressão e ansiedade.

Portanto, as pesquisas acerca da relação entre a microbiota intestinal e saúde mental apresentam novas possibilidades de tratamento, podendo apresentar uma inovação na área.

 

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia, Tratamento de insônia Goiânia

5/5 - (1 vote)

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938