Novembro é o mês da saúde dos homens, contudo, ao contrário do que muitas vezes é praticado, esse cuidado não pode ser limitado à integridade física e precisa abranger, também, a saúde mental.
Em uma cultura que prega ideias como “homem não chora”, a grande maioria dos indivíduos do sexo masculino acabam enterrando seus sentimentos para não mostrar qualquer sinal que pode ser interpretado como “fraqueza”. Porém, a longo prazo, a relutância em procurar ajuda pode causar problemas graves.
O tabu que permeia a saúde mental masculina tem consequências claras e comprovadas por dados: no Brasil, os homens apresentam um risco 3,8 vezes maior de morte por suicídio que mulheres.
Além disso, problemas como alcoolismo e a dependência química também estão associados à questão, pois muitos buscam as bebidas e drogas para não ter que lidar com seus sentimentos.
Assim, adotar hábitos que podem contribuir com a manutenção de uma boa saúde mental, deve ser prioridade. Entre eles estão:
- Praticar atividades físicas;
- Manter uma boa rotina de sono;
- Buscar o apoio de familiares e amigos;
- Exercer o autocuidado;
- Procurar mecanismos para gerenciar o estresse;
- Reservar um tempo para lazer e hobbies.
- Nesse sentido, é muito importante desconstruir essas barreiras e divulgar a ideia de que os homens não só podem como devem praticar cuidar de sua saúde mental através de hábitos saudáveis e ajuda profissional de um psiquiatra quando necessário.
E você homem, como está sua saúde mental? Agende sua consulta com o psiquiatra e cuidar da sua saúde mental!
Dr. Danilo de Melo
CRM-GO 13624 / RQE 12082
Psiquiatra e Psicoterapeuta
-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;
-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.
Centro Clínico Excelsior
Telefone: (62) 3241-1316
WhatsApp: (62) 99940-3938
Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.