O que evitar falar para quem está enfrentando um transtorno mental?

Enfrentar um transtorno mental é um processo delicado que exige respeito e compreensão. As pessoas próximas ao paciente devem ser cuidadosas ao oferecer conselhos ou discutir o assunto.
Usar determinadas palavras e expressões pode prejudicar seriamente o bem-estar do paciente. Rotular alguém como “louco”, “fraco”, “estranho” ou “anormal” é completamente inaceitável.
Também é importante não desacreditar no que o paciente diz, minimizar seu sofrimento ou fazer comparações com outras pessoas que passaram por situações semelhantes. Essas atitudes não ajudam e podem agravar o estado emocional do indivíduo.
É fundamental entender que ninguém escolhe ter um transtorno mental. Diversos fatores contribuem para seu desenvolvimento, e a recuperação não acontece da noite para o dia. A melhoria na qualidade de vida ocorre de forma gradual, com o suporte de profissionais de saúde qualificados.
Portanto, empatia e respeito são essenciais no cuidado e na promoção da saúde mental. Escolher cuidadosamente as atitudes e palavras pode transformar e fortalecer relacionamentos, criando um ambiente de confiança e apoio.
Dr. Danilo de Melo
CRM-GO 13624 / RQE 12082
Psiquiatra e Psicoterapeuta
-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;
-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.
Centro Clínico Excelsior
Telefone: (62) 3241-1316
WhatsApp: (62) 99940-3938
Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.