Clínica de psiquiatria GoiâniaDestaqueImprensaMédico Psiquiatra em GoiâniaNotíciasPsicoterapeuta em GoiâniaPsiquiatra em GoiâniaPsiquiatria GoiâniaTratamento de alcoolismo em GoiâniaTratamento de anorexia em GoiâniaTratamento de Ansiedade em GoiâniaTratamento de bulimia em GoiâniaTratamento de dependência química em GoiâniaTratamento de Depressão em GoiâniaTratamento de Esquizofrenias em GoiâniaTratamento de estresse em GoiâniaTratamento de psiquiatria em GoiâniaTratamento de síndrome do pânico em Goiâniatratamento de TDAH em Goiânia

Psiquiatra Goiânia – Entenda o que é Tricotilomania ou hábito de arrancar os cabelos

A Tricotilomania é explicada pelo seu próprio nome: trico=cabelo + tilo=puxar + mania = prática repetitiva. Ou seja, é o hábito de arrancar os cabelos constantemente e que pode atingir, além das madeixas, outros fios do corpo, como sobrancelhas, cílios e até mesmo os pelos da barba, pernas, braços e púbis.

Considerada um transtorno psiquiátrico comportamental e crônico, a Tricotilomania é comum, atingindo entre 1 e 2% da população, e pode surgir já na infância perdurando até a vida adulta de forma intermitente.

De modo geral, para as pessoas que sofrem com esse problema, arrancar os fios ativa o mecanismo de recompensa no cérebro e dispara uma sensação de prazer, fazendo com que a ação seja repetida constantemente. Isso acaba ocasionando falhas perceptíveis nos pelos do corpo ou no couro cabeludo, causando constrangimento e problemas de autoestima e socialização.

Os sintomas mais comuns de Tricotilomania são:

  • Vontade incontrolável de arrancar pelos e fios de cabelo;
  • Sensação de prazer imediatamente após a remoção do fio;
  • Presença de demais hábitos relacionados à automutilação (roer unhas, arranhar a própria pele, puxar pele das cutículas, morder a parte interna da boca, entre outros).

Quanto a suas causas, a Tricotilomania pode ter origens diversas, incluindo fatores genéticos, neurobiológicos, comportamentais ou, até mesmo, a deficiência de neurotransmissores que regulam a impulsividade. Outra possibilidade é a associação com outras desordens mentais como ansiedade, estresse, transtorno obsessivo compulsivo, depressão e dependência química.

Seja qual for sua origem, a Tricotilomania afeta a qualidade de vida dos indivíduos por ela afetados e, sendo assim, deve ser devidamente tratada!

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia

5/5 - (11 votes)

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938