Psiquiatria Goiânia – O que é dependência química?
Somente no ano de 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 400 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool. Esse número alarmante reflete a necessidade de se debater mais amplamente a dependência química no Brasil e, para que isso seja possível, é preciso começar pelo entendimento do que é a dependência química e como identificá-la.
De acordo com a OMS, a dependência química é um Transtorno Mental, definido pela 10ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) como o conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e/ou fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância.
Em geral, as substâncias que mais causam dependência são:
- Nicotina;
- Álcool;
- Heroína;
- Cocaína;
- Anfetamina e Metanfetamina;
- Metadona;
- Barbitúricos (antiepilépticos, sedativos, hipnóticos e anestésicos).
E é possível identificar a dependência química através de alguns sintomas, como:
- Abandono progressivo de atividades habituais e da rotina;
- Uso contínuo da substância independente dos efeitos colaterais e prejuízos;
- Fissura (compulsão pela substância);
- Forte tolerância aos efeitos da substância;
- Incapacidade de controlar o uso (com relação à quantidade início e término);
- Síndrome de abstinência.
Com as inúmeras pesquisas desenvolvidas sobre o assunto, hoje se sabe que a dependência química é uma doença complexa e multifatorial, o que significa que sua causa pode estar associada a diferentes fatores biológicos, comportamentais e biopsicossociais, ou seja, pode ter influenciada genética ou de fatores externos.
Por fim, a intervenção para esse problema deve ser multidisciplinar, contemplando a prevenção, o tratamento da dependência e doenças associadas, o acolhimento, a recuperação e a reinserção social para ser possível restaurar a qualidade de vida e bem-estar do indivíduo.
Dr. Danilo de Melo
CRM-GO 13624 / RQE 12082
Psiquiatra e Psicoterapeuta
-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;
-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.
Centro Clínico Excelsior
Telefone: (62) 3241-1316
WhatsApp: (62) 99940-3938
Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.
Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia