Clínica de psiquiatria GoiâniaDestaqueImprensaMédico Psiquiatra em GoiâniaNotíciasPsicoterapeuta em GoiâniaPsiquiatra em GoiâniaPsiquiatria GoiâniaTratamento de alcoolismo em GoiâniaTratamento de anorexia em GoiâniaTratamento de Ansiedade em GoiâniaTratamento de bulimia em GoiâniaTratamento de dependência química em GoiâniaTratamento de Depressão em GoiâniaTratamento de Esquizofrenias em GoiâniaTratamento de estresse em GoiâniaTratamento de psiquiatria em GoiâniaTratamento de síndrome do pânico em Goiâniatratamento de TDAH em Goiânia

Psiquiatria Goiânia – Qual é a causa e como identificar a dependência emocional?

A dependência emocional é um transtorno psicológico caracterizado pelo apego excessivo a uma outra pessoa que pode ser um amigo, parente ou parceiro, sendo esse último o caso mais comum. Em geral, relacionamentos que envolvem uma pessoa dependente tornam-se desgastantes, prejudicando ambas as partes envolvidas.

Quanto às causas, a dependência emocional está associada ao medo de ser rejeitado e de ficar sozinho. Podem ter origem em diferentes fatores, como:

Pouco ou nenhum afeto durante a infância e adolescência: pessoas que sofreram traumas ou abandono emocional durante os primeiros anos de vida geralmente carregam problemas de autoestima, passando a depender de outra pessoa para reconhecer seu valor.

Insegurança excessiva: seja com relação à aparência, intelecto ou quaisquer outros fatores, a pessoa dependente se sente insegura e não merecedora de amor, por isso passa a fazer de tudo para deixar o outro feliz.

Visões deturpadas do amor: as convenções sociais muitas vezes representam a dependência emocional como demonstrações normais de amor, justificando ações controladoras e ciúmes excessivo dentro de um relacionamento, seja ele romântico ou não.

Para identificar a dependência emocional, é preciso estar atento aos sintomas principais:

  • Ciúme e sentimentos possessivos;
  • Insegurança e autoestima baixa;
  • Necessidade de ser o único objeto de atenção do outro;
  • Não conseguir se sentir bem sozinho;
  • Incapacidade de tomar decisões sozinho;
  • Não fazer planos que não incluam a outra pessoa;
  • Nunca confrontar ou contradizer o outro;
  • Sempre colocar o outro em primeiro lugar, mesmo em detrimento dos próprios sentimentos.

Por fim, é importante ressaltar que a dependência emocional nunca é saudável pois, muitas vezes, ao tentar convencer o outro a estar sempre ao seu lado, a pessoa dependente pode sofrer abusos emocionais e psicológicos. Por isso, esse é um problema que deve ser devidamente tratado com o psiquiatra para que a pessoa dependente recupere sua autonomia.

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia

5/5 - (10 votes)

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938