Clínica de psiquiatria GoiâniaDestaqueImprensaMédico Psiquiatra em GoiâniaNotíciasPsicoterapeuta em GoiâniaPsiquiatra em GoiâniaPsiquiatria GoiâniaTranstornos relacionado a uso de psicoativosTratamento de alcoolismo em GoiâniaTratamento de anorexia em GoiâniaTratamento de Ansiedade em GoiâniaTratamento de bulimia em GoiâniaTratamento de dependência química em GoiâniaTratamento de Depressão em GoiâniaTratamento de Esquizofrenias em GoiâniaTratamento de estresse em Goiânia

Psiquiatria Goiânia – Vício em jogos é considerado uma doença?

Já faz alguns anos que o vício em jogos de azar (conhecido como “jogo patológico”) é reconhecido como uma doença pela OMS pois, evidentemente, ele causa grandes prejuízos à qualidade de vida das pessoas. Mas você sabia que mais recentemente o vício em jogos eletrônicos também foi classificado como uma doença?

Em janeiro de 2022, o chamado “gaming disorder” (vício em jogos eletrônicos) também entrou no rol de transtornos mentais devido ao seu potencial de afetar negativamente a saúde física e mental das pessoas, principalmente de crianças e adolescentes.

Tanto os jogos de azar quanto os eletrônicos despertam prazer e adrenalina, e o vício que provocam se assemelha à dependência química, ou seja, é preciso jogar cada vez mais para manter a falsa sensação de bem-estar.

Nesse sentido, é fundamental estar alerta aos sintomas para procurar ajuda profissional o mais rápido possível e evitar a consolidação da doença:

  • Falta de controle sobre o jogo (frequência, intensidade e duração);
  • Priorizar o jogo em detrimento de outras obrigações;
  • Deixar de lado outros interesses e atividades;
  • Isolamento social;
  • Faltar no trabalho ou escola para jogar;
  • Mentir sobre não estar jogando;
  • Jogar escondido de amigos e familiares;
  • Jogar continuamente apesar das consequências negativas;
  • Não admitir que jogar em excesso está causando problemas.

Apesar do vício em jogos ser perigoso, é importante lembrar que não é porque uma pessoa joga muito que ela está viciada. Para que seja considerado vício, o jogo deve causar um impacto negativo direto e expressivo na vida do indivíduo que pode, até mesmo, ter momentos de agressividade quando não consegue jogar.

Então, para garantir o diagnóstico adequado é fundamental contar com um psiquiatra!

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia

5/5 - (11 votes)

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938