Clínica de psiquiatria GoiâniaDestaqueImprensaMédico Psiquiatra em GoiâniaNotíciasPsicoterapeuta em GoiâniaPsiquiatra em GoiâniaPsiquiatra GoiásPsiquiatria GoiâniaTratamento de alcoolismo em GoiâniaTratamento de anorexia em GoiâniaTratamento de Ansiedade em GoiâniaTratamento de bulimia em GoiâniaTratamento de dependência química em GoiâniaTratamento de Depressão em GoiâniaTratamento de Esquizofrenias em GoiâniaTratamento de estresse em GoiâniaTratamento de insônia GoiâniaTratamento de psiquiatria em Goiâniatratamento de TDAH em Goiânia

Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio!

A campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio ocorre todos os anos e é um evento fundamental para aumentar a conscientização sobre esse problema que, infelizmente, é uma realidade em todo o mundo.

Apenas no Brasil, são registrados aproximadamente 12 mil suicídios todos os anos, sendo que cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, sendo os mais comuns a depressão, o transtorno bipolar e o abuso de substâncias tóxicas. Os dados são alarmantes e denunciam a importância de aumentar a conscientização sobre o assunto.

Infelizmente, o suicídio ainda é um tema tabu para a sociedade em geral, seja por falta de informação, razões religiosas, morais ou culturais, por isso, ainda há muita hesitação em se falar abertamente sobre esse problema de saúde pública. Esse tabu acaba contribuindo com a falta de conhecimento sobre o assunto e com a relutância em buscar ajuda, o que dificulta a prevenção do suicídio.

O suicídio pode ser prevenido, para isso é importante reconhecer os sinais de alerta. Um deles é a preocupação com a própria morte ou a falta de esperança, as pessoas com risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum.

Também expressam ideias e intenções suicidas como:

  • “Vou desaparecer.”
  • “Vou deixar vocês em paz.”
  • “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar.”

Além disso, se isolam mais, deixam de participar de encontros ou atividades sociais, não atendem ao telefone, usam menos as redes sociais, permanecem mais tempo em casa e dentro do quarto.

 

Portanto, lutar contra o tabu é fundamental para que a prevenção seja bem-sucedida!

 

 

 

 

 

 

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia, Tratamento de insônia Goiânia

Avaliar post

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938