Clínica de psiquiatria GoiâniaDestaqueImprensaMédico Psiquiatra em GoiâniaNotíciasPsicoterapeuta em GoiâniaPsiquiatra em GoiâniaPsiquiatra GoiásPsiquiatria GoiâniaTratamento de alcoolismo em GoiâniaTratamento de anorexia em GoiâniaTratamento de Ansiedade em GoiâniaTratamento de bulimia em GoiâniaTratamento de dependência química em GoiâniaTratamento de Depressão em GoiâniaTratamento de Esquizofrenias em GoiâniaTratamento de estresse em GoiâniaTratamento de insônia GoiâniaTratamento de psiquiatria em GoiâniaTratamento de síndrome do pânico em Goiâniatratamento de TDAH em Goiânia

Solidão e transtornos de humor: causa ou consequência?

Os transtornos de humor, também conhecidos como transtornos afetivos, são caracterizados por alterações emocionais intensas, nas quais a pessoa apresenta períodos de depressão e de euforia (exaltação excessiva), de forma intercalada, comprometendo sua qualidade de vida. Nesse cenário, não é incomum que pessoas com transtorno de humor relatem sentir solidão, mas estudos recentes trabalham com a possibilidade de que a sensação de estar sozinho seja, além de um sintoma, uma causa para o problema.

A solidão está bem estabelecida como um fator de risco para a depressão, ideação e comportamento suicida, sendo uma condição debilitante causada por um sentimento de isolamento social, geralmente decorrente da percepção de que as necessidades sociais não são atendidas, tanto em quantidade quanto em qualidade, pelos relacionamentos existentes. A partir disso, o indivíduo se sente angustiado e isolado, mesmo que não esteja, de fato, sozinho.

Uma pesquisa publicada no portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), que analisou dados de 297 universitários de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, constatou que a solidão é um importante fator preditor da depressão, ressaltando também outros estudos que obtiveram o mesmo resultado.

Uma das pesquisas separou os participantes em dois grupos e, aqueles que desenvolveram mais sintomas depressivos, relataram sentir que a solidão, a pior percepção dos relacionamentos sociais e passar mais tempo sozinho foram fatores determinantes na piora de sua saúde emocional.

Portanto, é possível afirmar que a solidão pode sim ter uma influência no desenvolvimento dos transtornos de humor, contudo, esse conjunto de doenças psicossomáticas possui causas multifatoriais, e sua manifestação não pode ser atribuída a um único fator. Por isso, é importante encarar a prevenção da solidão como parte dos cuidados necessários com a saúde mental, mas não como a única medida preventiva.

 

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia, Tratamento de insônia Goiânia

Avaliar post

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938