Transtornos relacionado a uso de psicoativos

Transtornos relacionado a uso de psicoativos

Alcoolismo 

O alcoolismo, ou dependência alcoólica, é um transtorno psiquiátrico que se desenvolve ao longo do tempo levando ao consumo abusivo de álcool. Esse padrão destrutivo de ingestão pode provocar a intoxicação ou abstinência com sintomas psíquicos e físicos desagradáveis e perigosos.

A ingestão de álcool pode causar diversas alterações químicas no cérebro que geram o imediato sentimento de prazer, o que leva o indivíduo a ingerir doses cada vez maiores da bebida. Com o tempo, a sensação de prazer tende a diminuir, mas a pessoa continua a beber para tentar manter a sensação inicial de prazer do início do consumo ou para evitar os sintomas da abstinência. 

 

Vício em drogas ilícitas 

O vício em drogas ilícitas ou dependência química é o hábito causado por substâncias que atuam na forma de agir da pessoa, com maior poder de vício e maiores sequelas psíquicas e físicas.

As drogas ilícitas promovem a liberação anormal de dopamina aumentando a sensação de prazer. Por isso, o uso de substâncias ilícitas faz com que a pessoa não tenha outros prazeres além da droga. Assim, após qualquer sentimento de euforia ou de angústia, faz com que o uso dessas substâncias se torne um ato impulsivo e compulsivo.

O uso constante das drogas ilícitas, leva o organismo a ter tolerância ao efeito dessas substâncias. Com isso, é necessário doses cada vez maiores para obter o mesmo nível de prazer inicial, causando a dependência.

Com a dependência, não usar as drogas ilícitas, provoca sinais de abstinência, com sintomas físicos e psíquicos. 

 

Tabagismo 

O Tabagismo, também conhecido como Dependência de Nicotina, é uma doença crônica, que geralmente inicia na adolescência, caracterizando-se pela inalação da fumaça proveniente da combustão do tabaco presente nos cigarros. O uso do cigarro incialmente pode ser eventual, mas, com a continuidade do hábito de fumar, o indivíduo evolui para a dependência, com variados graus de intensidade. A pessoa dependente geralmente apresenta tolerância, ou seja, há uma redução do efeito com o uso contínuo da mesma quantidade da substância, com isso a pessoa passa a usar quantidades cada vez maiores.

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

 

 

5/5 - (11 votes)

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938