Clínica de psiquiatria GoiâniaDestaqueImprensaMédico PsiquiatraMédico Psiquiatra em GoiâniaNotíciasPsicoterapeutaPsicoterapeuta em GoiâniaPsiquiatraPsiquiatra em GoiâniaTratamento de alcoolismo em GoiâniaTratamento de anorexia em GoiâniaTratamento de Ansiedade em GoiâniaTratamento de bulimia em GoiâniaTratamento de dependência química em GoiâniaTratamento de Depressão em GoiâniaTratamento de Esquizofrenias em GoiâniaTratamento de estresse em GoiâniaTratamento de psiquiatria em GoiâniaTratamento de síndrome do pânico em Goiâniatratamento de TDAH em Goiânia

Você conhece os sinais do Transtorno Afetivo Bipolar?

O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), também conhecido como Transtorno Maníaco-Depressivo, é um distúrbio que se caracteriza principalmente por alterações bruscas de humor, com episódios de depressão e euforia (também chamada de mania).

 

O TAB afeta cerca de 1,6% da população e, apesar de não possuir cura, pode ser controlado com a combinação certa entre terapia e medicamentos, mas por ser caracterizado por alterações constantes entre humores opostos, muitas vezes o Transtorno Afetivo Bipolar demora anos para ser diagnosticado, tendo um grande impacto negativo na vida das pessoas. Por isso, é preciso saber reconhecer os sinais para procurar ajuda  com o psiquiatra.

 

Conheça os sinais e sintomas da mania no Transtorno Afetivo Bipolar:

 

  • Mania de grandeza e autoestima inflada;
  • Inquietação e agitação;
  • Fala acelerada e fuga de ideias;
  • Diminuição do sono;
  • Gastos excessivos;
  • Aumento da sociabilidade;
  • Desvios no comportamento sexual habitual.

 

Sinais e sintomas depressivos:

 

  • Apatia e melancolia;
  • Tristeza que não melhora;
  • Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio;
  • Alterações de apetite e sono;
  • Fadiga e cansaço mental;
  • Irritabilidade;
  • Sentimentos recorrentes de culpa.

 

Os sintomas de mania e depressão se alternam entre si, podendo durar dias, semanas ou até meses, o que significa que em uma semana o paciente pode estar deprimido e, na outra, extremamente sociável e enérgico. Entre esses períodos, o indivíduo pode ter períodos assintomáticos ou de hipomania, quando os sintomas são parecidos com os da mania, mas menos acentuados.

 

Vale lembrar também que existem diferentes tipos de TAB e que, a depender de qual classe da doença se está lidando, o paciente pode ter maior recorrência de períodos depressivos ou maníacos. Portanto, a ajuda de um psiquiatra é fundamental para identificar o transtorno e aplicar o tratamento adequado.

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia

5/5 - (10 votes)

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938