Clínica de psiquiatria GoiâniaDestaqueImprensaMédico Psiquiatra em GoiâniaNotíciasPsicoterapeuta em GoiâniaPsiquiatra em GoiâniaPsiquiatria GoiâniaTratamento de alcoolismo em GoiâniaTratamento de anorexia em GoiâniaTratamento de Ansiedade em GoiâniaTratamento de bulimia em GoiâniaTratamento de dependência química em GoiâniaTratamento de Depressão em GoiâniaTratamento de Esquizofrenias em GoiâniaTratamento de estresse em GoiâniaTratamento de psiquiatria em GoiâniaTratamento de síndrome do pânico em Goiâniatratamento de TDAH em Goiânia

Psiquiatra Goiânia – Como está a saúde mental do homem?

A saúde mental do homem ainda é um tema pouco discutido pela sociedade como um todo e isso acontece porque, até hoje, existem diversos tabus acerca do assunto. Apesar disso, o tema é urgente e existem dados que corroboram a sua relevância: segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por suicídio entre homens é de 9,2 para cada 100 mil, um número 4 vezes maior do que o registrado entre mulheres. Assim, fica claro que há algo de errado com os cuidados com a saúde mental masculina em nossa sociedade.

 

Além dos homens serem o gênero que geralmente busca menos assistência médica preventiva, a construção social e a ideia de masculinidade ainda faz com que muitos tenham dificuldade de falar sobre suas emoções, frustações, angústias e preocupações. Contudo, com o passar do tempo, o silencio e a tentativa de ignorar os sentimentos negativos faz com que eles se intensifiquem, causando problemas psicológicos e comportamentais.

 

Sendo assim, muitas vezes os homens que estão passando por problemas psicológicos não conseguem identificar os sinais de alerta. Por isso, é fundamental que amigos, familiares e o próprio indivíduo esteja atento a quaisquer alterações que possam significar que a ajuda psicológica é necessária. Entre os principais sintomas de que algo não está certo, pode-se citar:

 

  • Irritabilidade e raiva excessivas;
  • Alterações abruptas de humor e energia;
  • Alterações de sono e de apetite;
  • Dificuldade de se concentrar;
  • Inquietação;
  • Sentimento de tristeza constante;
  • Pessimismo exacerbado;
  • Envolvimento com jogos de azar;
  • Consumo excessivo de álcool e/ou drogas;
  • Comportamento compulsivo e irresponsável;
  • Pensamento obsessivo;
  • Tensão muscular e dores de cabeça.

Vale ressaltar que existem hábitos que podem contribuir com a manutenção de uma boa saúde mental, como a alimentação correta, prática de atividades físicas, autocuidado, ter uma boa rotina de sono e manter relações familiares e sociais saudáveis, contudo, nada disso substitui o atendimento médico especializado. Portanto, desconstruir tabus quanto à masculinidade e divulgar a importância dos cuidados com a saúde mental é fundamental para que os homens se sintam confortáveis para procurar ajuda quando necessário, afinal, buscar auxílio de um psiquiatra é o primeiro passo para recuperar a saúde mental e bem-estar.

 

Agende sua consulta com o psiquiatra. Cuide da sua saúde mental!

 

Dr. Danilo de Melo

CRM-GO  13624 / RQE 12082

Psiquiatra e Psicoterapeuta

-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;

-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

 

Centro Clínico Excelsior

Telefone: (62) 3241-1316

WhatsApp: (62) 99940-3938

Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia

5/5 - (10 votes)

Dr. Danilo de Melo

Dr. Danilo de Melo é médico Psiquiatra e Psicoterapeuta em Goiânia, CRM-GO  13624 / RQE 12082, Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG e Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. Contato: (62) 99940-3938.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!
Ligue: (62) 99940-3938