Tratamento de Depressão em Goiânia – Depressão na terceira idade

A depressão é um transtorno mental que pode ocorrer em qualquer idade e identificá-la não é uma tarefa simples. Quando falamos de casos dessa doença na terceira idade, isso se torna ainda mais complicado, pois nessa fase da vida as pessoas geralmente passam por muitas mudanças (geralmente indesejadas) e perdas, o que pode mascarar os sintomas. Por isso, é fundamental estar atento aos sinais de alerta e fatores de risco que podem ser biológicos e socioambientais.
Fatores biológicos:
- Doenças físicas, incapacitantes ou não;
- Dor crônica;
- Redução de neurotransmissores (decorrente do processo natural de envelhecimento);
- Uso de determinados medicamentos que podem ter como efeito colateral sintomas depressivos.
Fatores socioambientais:
- Solidão provocada por situações diversas (falecimento de parceiros, familiares e amigos, saída dos filhos de casa, entre outros);
- Sentimentos de inutilidade (aposentadoria e diminuição de atividades sociais);
- Redução da renda e poder aquisitivo;
- Ansiedade e estresse devido à maior vulnerabilidade socioeconômica e física acarretada pela chegada da terceira idade.
Além de conhecer os fatores de risco, é imprescindível que familiares e cuidadores se familiarizem com os sintomas e estejam atentos a qualquer mudança de humor, evitando descartar as alterações como “coisas comuns da idade”. Entre os sinais principais, se destacam:
- Dificuldades para dormir;
- Perda de apetite e peso;
- Tristeza, sofrimento e apatia;
- Alterações cognitivas (perda de memória e falta de concentração);
- Raiva e irritabilidade;
- Queixas de sintomas físicos inespecíficos (dores, cansaço, tontura, entre outros).
Por último, fica um alerta especial: ao contrário de crenças populares, a ideação suicida também é frequente em idosos. Somente no Brasil, cerca de 1.200 pessoas com 60 anos ou mais morrem a cada ano em decorrência de suicídio, evidenciando uma preocupante realidade.
Dr. Danilo de Melo
CRM-GO 13624 / RQE 12082
Psiquiatra e Psicoterapeuta
-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;
-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.
Centro Clínico Excelsior
Telefone: (62) 3241-1316
WhatsApp: (62) 99940-3938
Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.
Tratamento de psiquiatria em Goiânia, Melhor psiquiatra em Goiânia, Clínica de psiquiatria Goiânia, Psicoterapia em Goiânia, Psicoterapeuta em Goiânia, Tratamento de depressão em Goiânia, Tratamento de ansiedade em Goiânia, Tratamento de transtornos de humor em Goiânia, Tratamento de Esquizofrenias em Goiânia, Tratamento de dependência química em Goiânia, Tratamento de alcoolismo em Goiânia, Tratamento de obesidade em Goiânia, Tratamento de bulimia em Goiânia, Tratamento de anorexia em Goiânia, Tratamento de insônias em Goiânia, tratamento de TDAH em Goiânia, Tratamento de síndrome do pânico em Goiânia, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo em Goiânia, Tratamento de insônia Goiânia